O que é Leitura Dirigida na Pré-escola?

Tabela de conteúdo

Glossário: O que é Leitura Dirigida na Pré-escola?

Introdução

A leitura dirigida na pré-escola é uma abordagem educacional que visa desenvolver habilidades de leitura e compreensão em crianças em idade pré-escolar. Essa prática envolve a utilização de estratégias específicas para incentivar o interesse pela leitura, promover a interação com diferentes tipos de textos e desenvolver habilidades linguísticas essenciais para a alfabetização.

Produtos imperdíveis
CapaDescriçãoOnde comprar
Foto do Produto
Impressora EpsonEpson EcoTank L3250 - Multifuncional, Tanque de Tinta Colorida, Wi-Fi Direct
Baixo custo de impressão: imprime até 4.500 páginas em preto ou 7.500 páginas coloridas com um kit de garrafas de tinta de reposição originais Epson.
4.8
Ver na Amazon
Amazon.com.br
Foto do Produto
Impressora EpsonEpson, Multifuncional, Ecotank L4260 - Tanque de Tinta Colorida, Wi-Fi Direct, Frente e Verso Automático
Menor custo de impressão: Imprima até 4.500 páginas em preto e 7.500 páginas coloridas com cada kit de tintas de reposição original
4.7
Ver na Amazon
Amazon.com.br

O que é Leitura Dirigida?

A leitura dirigida é uma metodologia que busca orientar e direcionar a leitura das crianças, proporcionando uma experiência mais estruturada e significativa. Nesse contexto, o professor desempenha um papel fundamental ao selecionar textos adequados ao nível de desenvolvimento das crianças e ao propor atividades que estimulem a participação ativa dos alunos.

Benefícios da Leitura Dirigida na Pré-escola

A leitura dirigida na pré-escola traz diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças. Ao promover o contato com diferentes tipos de textos, como histórias, poemas e músicas, ela contribui para a ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, além de estimular a imaginação e a criatividade.

Além disso, a leitura dirigida também auxilia no desenvolvimento da capacidade de concentração, da memória e da habilidade de seguir instruções. Ela proporciona um ambiente propício para a interação social, o trabalho em equipe e o respeito às opiniões dos outros, favorecendo o desenvolvimento socioemocional das crianças.

Como funciona a Leitura Dirigida na Pré-escola?

A leitura dirigida na pré-escola é realizada por meio de atividades planejadas e estruturadas, que envolvem a leitura de textos selecionados pelo professor. Durante as atividades, o professor pode utilizar diferentes estratégias, como a leitura em voz alta, a leitura compartilhada, a dramatização de histórias e a realização de atividades de compreensão e interpretação de textos.

É importante ressaltar que a leitura dirigida não se restringe apenas à leitura de livros. Ela pode envolver a leitura de revistas, jornais, gibis, rótulos de embalagens, placas e outros materiais escritos presentes no cotidiano das crianças. Dessa forma, a leitura dirigida amplia o repertório de leitura das crianças, tornando-as mais familiarizadas com diferentes tipos de textos.

Principais características da Leitura Dirigida na Pré-escola

A leitura dirigida na pré-escola apresenta algumas características importantes que a diferenciam de outras abordagens de leitura. Entre as principais características, destacam-se:

  1. Seleção de textos adequados ao nível de desenvolvimento das crianças;
  2. Estímulo à participação ativa dos alunos durante a leitura;
  3. Utilização de estratégias diversificadas para tornar a leitura mais atrativa e envolvente;
  4. Promoção da interação social por meio da leitura compartilhada;
  5. Realização de atividades de compreensão e interpretação de textos;
  6. Exploração de diferentes gêneros textuais;
  7. Estímulo ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
  8. Desenvolvimento de habilidades de concentração e memória;
  9. Promoção do trabalho em equipe e do respeito às opiniões dos outros;
  10. Estímulo à imaginação, criatividade e expressão das crianças;
  11. Ampliação do vocabulário e desenvolvimento da linguagem;
  12. Integração da leitura com outras áreas do conhecimento;
  13. Valorização da leitura como fonte de prazer e conhecimento.

Importância da Leitura Dirigida na Pré-escola

A leitura dirigida na pré-escola desempenha um papel fundamental no processo de alfabetização e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita das crianças. Ela contribui para a formação de leitores competentes, capazes de compreender e interpretar diferentes tipos de textos, além de despertar o gosto pela leitura desde cedo.

Além disso, a leitura dirigida também auxilia no desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e linguísticas, que são essenciais para o sucesso escolar e para a formação integral das crianças. Ela proporciona um ambiente rico em estímulos e oportunidades de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de habilidades como a concentração, a memória, a imaginação, a criatividade e a expressão oral e escrita.

Conclusão

A leitura dirigida na pré-escola é uma abordagem educacional que visa desenvolver habilidades de leitura e compreensão em crianças em idade pré-escolar. Por meio de atividades planejadas e estruturadas, essa prática estimula o interesse pela leitura, promove a interação com diferentes tipos de textos e contribui para o desenvolvimento de habilidades linguísticas essenciais para a alfabetização. A leitura dirigida na pré-escola traz benefícios significativos para o desenvolvimento das crianças, auxiliando no desenvolvimento cognitivo, socioemocional e linguístico, além de despertar o gosto pela leitura desde cedo.

Wendy Chandler

Vel pretium lectus quam id leo in vitae turpis. Condimentum id venenatis a condimentum vitae sapien pellentesque habitant morbi. Urna nec tincidunt praesent semper feugiat nibh sed pulvinar

Relacionados