O que é Fases do Desenvolvimento da Fala?

Tabela de conteúdo

Glossário: Fases do Desenvolvimento da Fala

Introdução

A fala é uma habilidade essencial para a comunicação humana. Durante o desenvolvimento da fala, as crianças passam por diferentes fases, adquirindo gradualmente a capacidade de produzir e compreender sons, palavras e frases. Neste glossário, vamos explorar as principais fases do desenvolvimento da fala, desde os primeiros balbucios até a aquisição completa da linguagem.

Fase dos Balbucios

Na fase dos balbucios, que ocorre por volta dos 6 meses de idade, o bebê começa a produzir sons vocálicos e consoantes de forma repetitiva. Esses sons ainda não têm significado linguístico, mas são importantes para o desenvolvimento dos músculos envolvidos na fala. Durante essa fase, os bebês podem emitir sons como “bababa”, “dadada” e “gagaga”.

Subfase dos Balbucios Reduplicativos

Na subfase dos balbucios reduplicativos, que ocorre entre os 6 e 9 meses de idade, os bebês repetem sílabas ou combinações de sílabas, como “mamama” ou “bababa”. Essa repetição é um sinal de que o bebê está explorando os sons da sua língua materna e desenvolvendo a coordenação entre a produção de sons e a respiração.

Subfase dos Balbucios Variegados

Na subfase dos balbucios variegados, que ocorre por volta dos 9 meses de idade, os bebês começam a variar as sílabas e combinações de sons que produzem. Eles podem experimentar diferentes entonações e ritmos, imitando a melodia da fala dos adultos ao seu redor. Essa variação é um importante passo para a aquisição da linguagem.

Fase das Primeiras Palavras

Por volta dos 12 meses de idade, as crianças entram na fase das primeiras palavras. Nessa fase, elas começam a associar sons a objetos, pessoas e ações do seu ambiente. As primeiras palavras geralmente são substantivos simples, como “mamãe”, “papai” e “cachorro”. É importante ressaltar que as primeiras palavras podem variar de uma criança para outra, dependendo do contexto cultural e das experiências individuais.

Fase do Vocabulário Expandido

Entre 18 e 24 meses de idade, as crianças entram na fase do vocabulário expandido. Nessa fase, elas começam a adquirir um número maior de palavras e a combinar palavras para formar frases simples. O vocabulário das crianças nessa fase inclui substantivos, verbos, adjetivos e pronomes básicos. Elas também começam a usar palavras para expressar desejos, necessidades e emoções.

Desenvolvimento da Gramática

Conforme as crianças avançam na fase do vocabulário expandido, elas também começam a desenvolver a gramática da sua língua materna. Elas aprendem a usar corretamente as regras de concordância de gênero e número, a formar frases interrogativas e negativas, e a utilizar pronomes pessoais e possessivos. Esse desenvolvimento gramatical é gradual e varia de acordo com a exposição da criança à linguagem e com as interações sociais que ela vivencia.

Fase da Linguagem Completa

Por volta dos 4 ou 5 anos de idade, as crianças geralmente atingem a fase da linguagem completa. Nessa fase, elas já adquiriram um amplo vocabulário e são capazes de formar frases complexas. Elas também desenvolvem habilidades de compreensão auditiva e de expressão oral mais avançadas, sendo capazes de participar de conversas e narrar histórias com coerência.

Aperfeiçoamento da Pronúncia

À medida que as crianças avançam na fase da linguagem completa, também ocorre um aperfeiçoamento da pronúncia. Os sons da fala se tornam mais claros e precisos, e as crianças aprendem a articular corretamente os diferentes fonemas da sua língua materna. Esse aperfeiçoamento é resultado da maturação dos órgãos envolvidos na produção da fala e da prática contínua da linguagem.

Considerações Finais

O desenvolvimento da fala é um processo complexo e gradual, que varia de uma criança para outra. É importante lembrar que cada fase do desenvolvimento da fala é crucial para a aquisição da linguagem e que as interações sociais e a exposição à linguagem desempenham um papel fundamental nesse processo. Ao compreender as diferentes fases do desenvolvimento da fala, podemos auxiliar as crianças em seu processo de aprendizagem e promover uma comunicação eficaz desde os primeiros anos de vida.

Wendy Chandler

Vel pretium lectus quam id leo in vitae turpis. Condimentum id venenatis a condimentum vitae sapien pellentesque habitant morbi. Urna nec tincidunt praesent semper feugiat nibh sed pulvinar