O que é Fases do Desenvolvimento Psicomotor?

Tabela de conteúdo

Glossário: Fases do Desenvolvimento Psicomotor

Introdução

O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo e complexo que envolve a interação entre aspectos físicos, cognitivos e emocionais de uma criança. As fases do desenvolvimento psicomotor referem-se às etapas pelas quais uma criança passa ao adquirir habilidades motoras e cognitivas ao longo do tempo. Essas fases são fundamentais para o crescimento saudável e o desenvolvimento global da criança, e compreendê-las é essencial para pais, educadores e profissionais da área da saúde.

Produtos imperdíveis
Capa Descrição Onde comprar
Foto do Produto
Impressora EpsonEpson EcoTank L3250 - Multifuncional, Tanque de Tinta Colorida, Wi-Fi Direct
Baixo custo de impressão: imprime até 4.500 páginas em preto ou 7.500 páginas coloridas com um kit de garrafas de tinta de reposição originais Epson.
4.8
Ver na Amazon
Amazon.com.br
Foto do Produto
Impressora EpsonEpson, Multifuncional, Ecotank L4260 - Tanque de Tinta Colorida, Wi-Fi Direct, Frente e Verso Automático
Menor custo de impressão: Imprima até 4.500 páginas em preto e 7.500 páginas coloridas com cada kit de tintas de reposição original
4.7
Ver na Amazon
Amazon.com.br

Fase 1: Reflexos Primitivos

Na primeira fase do desenvolvimento psicomotor, que ocorre desde o nascimento até aproximadamente os dois meses de idade, a criança exibe uma série de reflexos primitivos. Esses reflexos são respostas automáticas a estímulos externos e são essenciais para a sobrevivência e proteção do recém-nascido. Alguns exemplos de reflexos primitivos incluem o reflexo de sucção, o reflexo de agarrar e o reflexo de Moro. Durante essa fase, a criança também começa a desenvolver a capacidade de levantar a cabeça e movimentar os membros de forma descoordenada.

Fase 2: Controle Cefálico

A segunda fase do desenvolvimento psicomotor, que ocorre aproximadamente dos dois aos quatro meses de idade, é caracterizada pelo desenvolvimento do controle cefálico. Nessa fase, a criança adquire a capacidade de sustentar a cabeça sem apoio e começa a explorar o ambiente ao redor com o olhar. Ela também começa a demonstrar maior controle dos movimentos dos membros superiores e inferiores, podendo alcançar objetos próximos e levar as mãos à boca.

Fase 3: Coordenação Global

Na terceira fase do desenvolvimento psicomotor, que ocorre aproximadamente dos quatro aos seis meses de idade, a criança começa a desenvolver a coordenação global. Nessa fase, ela adquire a capacidade de rolar, sentar com apoio e iniciar movimentos de engatinhar. A criança também demonstra maior controle dos movimentos dos membros superiores, podendo alcançar objetos distantes e manipulá-los de forma mais precisa.

Fase 4: Coordenação Fina

A quarta fase do desenvolvimento psicomotor, que ocorre aproximadamente dos seis aos nove meses de idade, é caracterizada pelo desenvolvimento da coordenação fina. Nessa fase, a criança adquire a capacidade de pegar pequenos objetos com os dedos, explorar texturas e manipular brinquedos de forma mais precisa. Ela também começa a desenvolver a habilidade de se movimentar de forma independente, como engatinhar ou se arrastar.

Fase 5: Independência Motora

Na quinta fase do desenvolvimento psicomotor, que ocorre aproximadamente dos nove aos doze meses de idade, a criança começa a desenvolver a independência motora. Nessa fase, ela adquire a capacidade de ficar em pé com apoio, dar os primeiros passos e explorar o ambiente de forma mais independente. A criança também demonstra maior controle dos movimentos dos membros superiores, podendo manipular objetos com maior destreza.

Fase 6: Coordenação Motora Avançada

A sexta fase do desenvolvimento psicomotor, que ocorre aproximadamente dos doze aos dezoito meses de idade, é caracterizada pelo desenvolvimento da coordenação motora avançada. Nessa fase, a criança adquire a capacidade de andar de forma mais estável, subir escadas com apoio e manipular objetos de forma mais complexa. Ela também começa a desenvolver a habilidade de se alimentar sozinha e realizar atividades simples, como empilhar blocos.

Fase 7: Habilidades Motoras Grossas

Na sétima fase do desenvolvimento psicomotor, que ocorre aproximadamente dos dezoito aos vinte e quatro meses de idade, a criança continua a aprimorar suas habilidades motoras grossas. Nessa fase, ela adquire a capacidade de correr, pular com os dois pés e chutar uma bola. A criança também começa a desenvolver a habilidade de se vestir e despir com ajuda, além de realizar atividades que envolvam equilíbrio e coordenação.

Fase 8: Habilidades Motoras Finas

A oitava fase do desenvolvimento psicomotor, que ocorre aproximadamente dos vinte e quatro aos trinta meses de idade, é caracterizada pelo aprimoramento das habilidades motoras finas. Nessa fase, a criança adquire a capacidade de pegar pequenos objetos com precisão, desenhar linhas retas e circulares, e realizar atividades que envolvam coordenação olho-mão, como encaixar peças em um quebra-cabeça. A criança também começa a desenvolver a habilidade de se vestir e despir de forma mais independente.

Fase 9: Coordenação Motora Global

Na nona fase do desenvolvimento psicomotor, que ocorre aproximadamente dos trinta aos trinta e seis meses de idade, a criança continua a aprimorar sua coordenação motora global. Nessa fase, ela adquire a capacidade de pular com um pé só, subir escadas alternando os pés e pedalar uma bicicleta com rodinhas. A criança também começa a desenvolver a habilidade de realizar atividades que envolvam equilíbrio e coordenação, como dançar e jogar bola.

Fase 10: Habilidades Motoras Específicas

A décima fase do desenvolvimento psicomotor, que ocorre aproximadamente dos três aos quatro anos de idade, é caracterizada pelo aprimoramento das habilidades motoras específicas. Nessa fase, a criança adquire a capacidade de saltar com precisão, lançar uma bola com maior força e precisão, e realizar atividades que envolvam coordenação motora fina, como recortar papel e amarrar os sapatos. A criança também começa a desenvolver a habilidade de realizar atividades esportivas e recreativas mais complexas.

Fase 11: Coordenação Motora Aprimorada

Na décima primeira fase do desenvolvimento psicomotor, que ocorre aproximadamente dos quatro aos cinco anos de idade, a criança continua a aprimorar sua coordenação motora. Nessa fase, ela adquire a capacidade de saltar corda, andar de bicicleta sem rodinhas e realizar atividades que envolvam equilíbrio e coordenação, como patinar. A criança também começa a desenvolver a habilidade de realizar movimentos mais precisos e complexos, como desenhar formas e letras.

Fase 12: Habilidades Motoras Avançadas

A décima segunda fase do desenvolvimento psicomotor, que ocorre aproximadamente dos cinco aos seis anos de idade, é caracterizada pelo aprimoramento das habilidades motoras avançadas. Nessa fase, a criança adquire a capacidade de realizar atividades esportivas e recreativas mais complexas, como jogar futebol, nadar e dançar. Ela também começa a desenvolver a habilidade de realizar movimentos mais precisos e coordenados, como escrever letras e números.

Fase 13: Coordenação Motora Fina Aprimorada

Na décima terceira e última fase do desenvolvimento psicomotor, que ocorre aproximadamente dos seis aos sete anos de idade, a criança continua a aprimorar sua coordenação motora fina. Nessa fase, ela adquire a capacidade de realizar atividades que envolvam coordenação olho-mão mais complexa, como desenhar figuras detalhadas e escrever palavras. A criança também começa a desenvolver a habilidade de realizar atividades que exijam precisão e destreza, como tocar instrumentos musicais.

Compartilhe:

Wendy Chandler

Vel pretium lectus quam id leo in vitae turpis. Condimentum id venenatis a condimentum vitae sapien pellentesque habitant morbi. Urna nec tincidunt praesent semper feugiat nibh sed pulvinar

Relacionados