O que é Leitura Dirigida na Pré-escola?

Tabela de conteúdo

Glossário: O que é Leitura Dirigida na Pré-escola?

Introdução

A leitura dirigida na pré-escola é uma abordagem educacional que visa desenvolver habilidades de leitura e compreensão em crianças em idade pré-escolar. Essa prática envolve a utilização de estratégias específicas para incentivar o interesse pela leitura, promover a interação com diferentes tipos de textos e desenvolver habilidades linguísticas essenciais para a alfabetização.

O que é Leitura Dirigida?

A leitura dirigida é uma metodologia que busca orientar e direcionar a leitura das crianças, proporcionando uma experiência mais estruturada e significativa. Nesse contexto, o professor desempenha um papel fundamental ao selecionar textos adequados ao nível de desenvolvimento das crianças e ao propor atividades que estimulem a participação ativa dos alunos.

Benefícios da Leitura Dirigida na Pré-escola

A leitura dirigida na pré-escola traz diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças. Ao promover o contato com diferentes tipos de textos, como histórias, poemas e músicas, ela contribui para a ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, além de estimular a imaginação e a criatividade.

Além disso, a leitura dirigida também auxilia no desenvolvimento da capacidade de concentração, da memória e da habilidade de seguir instruções. Ela proporciona um ambiente propício para a interação social, o trabalho em equipe e o respeito às opiniões dos outros, favorecendo o desenvolvimento socioemocional das crianças.

Como funciona a Leitura Dirigida na Pré-escola?

A leitura dirigida na pré-escola é realizada por meio de atividades planejadas e estruturadas, que envolvem a leitura de textos selecionados pelo professor. Durante as atividades, o professor pode utilizar diferentes estratégias, como a leitura em voz alta, a leitura compartilhada, a dramatização de histórias e a realização de atividades de compreensão e interpretação de textos.

É importante ressaltar que a leitura dirigida não se restringe apenas à leitura de livros. Ela pode envolver a leitura de revistas, jornais, gibis, rótulos de embalagens, placas e outros materiais escritos presentes no cotidiano das crianças. Dessa forma, a leitura dirigida amplia o repertório de leitura das crianças, tornando-as mais familiarizadas com diferentes tipos de textos.

Principais características da Leitura Dirigida na Pré-escola

A leitura dirigida na pré-escola apresenta algumas características importantes que a diferenciam de outras abordagens de leitura. Entre as principais características, destacam-se:

  1. Seleção de textos adequados ao nível de desenvolvimento das crianças;
  2. Estímulo à participação ativa dos alunos durante a leitura;
  3. Utilização de estratégias diversificadas para tornar a leitura mais atrativa e envolvente;
  4. Promoção da interação social por meio da leitura compartilhada;
  5. Realização de atividades de compreensão e interpretação de textos;
  6. Exploração de diferentes gêneros textuais;
  7. Estímulo ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
  8. Desenvolvimento de habilidades de concentração e memória;
  9. Promoção do trabalho em equipe e do respeito às opiniões dos outros;
  10. Estímulo à imaginação, criatividade e expressão das crianças;
  11. Ampliação do vocabulário e desenvolvimento da linguagem;
  12. Integração da leitura com outras áreas do conhecimento;
  13. Valorização da leitura como fonte de prazer e conhecimento.

Importância da Leitura Dirigida na Pré-escola

A leitura dirigida na pré-escola desempenha um papel fundamental no processo de alfabetização e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita das crianças. Ela contribui para a formação de leitores competentes, capazes de compreender e interpretar diferentes tipos de textos, além de despertar o gosto pela leitura desde cedo.

Além disso, a leitura dirigida também auxilia no desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e linguísticas, que são essenciais para o sucesso escolar e para a formação integral das crianças. Ela proporciona um ambiente rico em estímulos e oportunidades de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de habilidades como a concentração, a memória, a imaginação, a criatividade e a expressão oral e escrita.

Conclusão

A leitura dirigida na pré-escola é uma abordagem educacional que visa desenvolver habilidades de leitura e compreensão em crianças em idade pré-escolar. Por meio de atividades planejadas e estruturadas, essa prática estimula o interesse pela leitura, promove a interação com diferentes tipos de textos e contribui para o desenvolvimento de habilidades linguísticas essenciais para a alfabetização. A leitura dirigida na pré-escola traz benefícios significativos para o desenvolvimento das crianças, auxiliando no desenvolvimento cognitivo, socioemocional e linguístico, além de despertar o gosto pela leitura desde cedo.

Wendy Chandler

Vel pretium lectus quam id leo in vitae turpis. Condimentum id venenatis a condimentum vitae sapien pellentesque habitant morbi. Urna nec tincidunt praesent semper feugiat nibh sed pulvinar

Relacionados