O que é Psicomotricidade na Educação Infantil?

Tabela de conteúdo

Glossário: O que é Psicomotricidade na Educação Infantil?

Introdução

A psicomotricidade na educação infantil é uma abordagem pedagógica que visa desenvolver as habilidades motoras, cognitivas e emocionais das crianças. É uma área de estudo que busca compreender a relação entre o corpo e a mente, reconhecendo a importância da integração desses aspectos no processo de aprendizagem. Neste glossário, iremos explorar os principais conceitos e termos relacionados à psicomotricidade na educação infantil.

Produtos imperdíveis
CapaDescriçãoOnde comprar
Foto do Produto
Impressora EpsonEpson EcoTank L3250 - Multifuncional, Tanque de Tinta Colorida, Wi-Fi Direct
Baixo custo de impressão: imprime até 4.500 páginas em preto ou 7.500 páginas coloridas com um kit de garrafas de tinta de reposição originais Epson.
4.8
Ver na Amazon
Amazon.com.br
Foto do Produto
Impressora EpsonEpson, Multifuncional, Ecotank L4260 - Tanque de Tinta Colorida, Wi-Fi Direct, Frente e Verso Automático
Menor custo de impressão: Imprima até 4.500 páginas em preto e 7.500 páginas coloridas com cada kit de tintas de reposição original
4.7
Ver na Amazon
Amazon.com.br

Desenvolvimento motor

O desenvolvimento motor refere-se à aquisição e aprimoramento das habilidades motoras das crianças. Envolve desde os movimentos básicos, como engatinhar e andar, até habilidades mais complexas, como correr, pular e manipular objetos. A psicomotricidade na educação infantil busca estimular e desenvolver o desenvolvimento motor das crianças, proporcionando atividades e brincadeiras que promovam o domínio do corpo e o aperfeiçoamento das habilidades motoras.

Coordenação motora

A coordenação motora é a capacidade de coordenar os movimentos do corpo de forma precisa e harmoniosa. Ela está relacionada ao controle dos músculos e ao equilíbrio corporal. Na educação infantil, a psicomotricidade trabalha o desenvolvimento da coordenação motora, por meio de atividades que estimulam o equilíbrio, a destreza manual e a noção espacial das crianças.

Percepção corporal

A percepção corporal é a consciência que a criança tem do seu próprio corpo, incluindo suas partes, movimentos e sensações. É por meio da percepção corporal que a criança desenvolve a noção de espaço, lateralidade e esquema corporal. A psicomotricidade na educação infantil busca promover a percepção corporal das crianças, por meio de atividades que estimulem a exploração do corpo e a consciência dos movimentos.

Equilíbrio

O equilíbrio é a capacidade de manter o corpo em uma posição estável, mesmo diante de desafios e mudanças de postura. Na educação infantil, a psicomotricidade trabalha o desenvolvimento do equilíbrio das crianças, por meio de atividades que estimulam o controle do corpo e a noção de centro de gravidade.

Lateralidade

A lateralidade é a preferência por um dos lados do corpo, seja o direito ou o esquerdo. Ela está relacionada à organização espacial e à coordenação motora. A psicomotricidade na educação infantil busca desenvolver a lateralidade das crianças, por meio de atividades que estimulem o reconhecimento e a utilização dos lados do corpo de forma equilibrada.

Esquema corporal

O esquema corporal é a representação mental que a criança tem do seu próprio corpo, incluindo suas partes e suas relações espaciais. É por meio do esquema corporal que a criança desenvolve a consciência de si mesma e do seu corpo no espaço. A psicomotricidade na educação infantil trabalha o desenvolvimento do esquema corporal das crianças, por meio de atividades que estimulam a exploração do corpo e a consciência das partes e das relações espaciais.

Desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo refere-se à aquisição e ao aprimoramento das habilidades mentais das crianças, como a atenção, a memória, o raciocínio e a linguagem. A psicomotricidade na educação infantil busca estimular e desenvolver o desenvolvimento cognitivo das crianças, por meio de atividades que envolvam o corpo e a mente, promovendo a integração desses aspectos no processo de aprendizagem.

Atenção

A atenção é a capacidade de concentrar-se em uma atividade ou estímulo específico, ignorando distrações. Na educação infantil, a psicomotricidade trabalha o desenvolvimento da atenção das crianças, por meio de atividades que estimulam o foco e a concentração, como jogos e brincadeiras que exigem atenção visual e auditiva.

Memória

A memória é a capacidade de armazenar, reter e recuperar informações. Na educação infantil, a psicomotricidade busca desenvolver a memória das crianças, por meio de atividades que estimulam a memorização, como jogos de memória e brincadeiras que envolvem a repetição de sequências.

Raciocínio

O raciocínio é a capacidade de pensar, analisar, relacionar ideias e resolver problemas. Na educação infantil, a psicomotricidade trabalha o desenvolvimento do raciocínio das crianças, por meio de atividades que estimulam o pensamento lógico, a resolução de enigmas e a tomada de decisões.

Linguagem

A linguagem é a capacidade de comunicar-se por meio de palavras, gestos e expressões. Na educação infantil, a psicomotricidade busca desenvolver a linguagem das crianças, por meio de atividades que estimulam a expressão oral, a compreensão de instruções e a comunicação não verbal.

Desenvolvimento emocional

O desenvolvimento emocional refere-se à aquisição e ao aprimoramento das habilidades emocionais das crianças, como o autocontrole, a empatia e a expressão emocional. A psicomotricidade na educação infantil busca estimular e desenvolver o desenvolvimento emocional das crianças, por meio de atividades que envolvam o corpo, a mente e as emoções, promovendo a integração desses aspectos no processo de aprendizagem.

Autocontrole

O autocontrole é a capacidade de controlar as próprias emoções, impulsos e comportamentos. Na educação infantil, a psicomotricidade trabalha o desenvolvimento do autocontrole das crianças, por meio de atividades que estimulam a autorregulação emocional, como jogos de simulação e brincadeiras que envolvem a expressão e o controle das emoções.

Empatia

A empatia é a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos e as emoções dos outros. Na educação infantil, a psicomotricidade busca desenvolver a empatia das crianças, por meio de atividades que estimulam a identificação e a expressão das emoções, a compreensão das necessidades dos outros e a prática da cooperação e da solidariedade.

Expressão emocional

A expressão emocional é a capacidade de comunicar e manifestar as próprias emoções de forma adequada e saudável. Na educação infantil, a psicomotricidade trabalha o desenvolvimento da expressão emocional das crianças, por meio de atividades que estimulam a identificação e a expressão das emoções, como jogos de dramatização e brincadeiras que envolvem a representação de personagens e situações emocionais.

Wendy Chandler

Vel pretium lectus quam id leo in vitae turpis. Condimentum id venenatis a condimentum vitae sapien pellentesque habitant morbi. Urna nec tincidunt praesent semper feugiat nibh sed pulvinar

Relacionados